sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Plano de sabedoria...Introdução! (só para os inteligentes!)

Olá!

Tudo bem?

Nunca fui de ficar pedindo a Deus dinheiro, casa, carro ou riqueza...Sempre pedi sabedoria (e isso não significa que eu seja um sábio).
Quando temos a sabedoria podemos conquistar a prosperidade e uma vida plena tanto aqui na terra quanto espiritualmente.
Sempre que posso e sou inspirado medito no livro de Provérbios:

Provérbios de Salomão, filho de Davi e rei de Israel. Provérbios 1;1

Mas antes de conhecermos os provérbios vamos conhecer um pouco sobre quem os escreveu, Salomão:

Deus deu a Salomão sabedoria, entendimento fora do comum e conhecimentos tão grandes, que não podiam ser medidos. Salomão era mais sábio do que qualquer homem do Oriente ou do Egito. Ele era mais sábio do que todos os homens: mais sábio do que Etã, o ezraíta, e do que Hemã, Calcol e Darda, filhos de Maol. E a sua fama se espalhou por todos os países vizinhos. Ele escreveu três mil provérbios e compôs mais de mil canções. Falou de árvores e plantas, desde os cedros do Líbano até o hissopo, que cresce nos muros; ele falou também dos animais, dos pássaros, dos animais que se arrastam pelo chão e dos peixes. Reis do mundo inteiro souberam da sabedoria de Salomão e mandaram pessoas para ouvi-lo.
I Reis 4; 29-34 

Impressionante como Salomão foi o homem mais sábio e inteligente na sua época, mas para que isso acontecesse Salomão pediu algo a Deus de uma forma especial:

Portanto, dá-me sabedoria para que eu possa governar o teu povo com justiça e saber a diferença entre o bem e o mal. Se não for assim, como é que eu poderei governar este teu grande povo?
Deus gostou de Salomão ter pedido isso e disse:
– Já que você pediu sabedoria para governar com justiça, em vez de pedir vida longa, ou riquezas, ou a morte dos seus inimigos, eu darei o que você pediu. Darei a você sabedoria e inteligência, como ninguém teve antes de você, nem terá depois. Mas lhe darei também o que não pediu: durante toda a sua vida, você terá riquezas e honras, mais do que qualquer outro rei. E, se você me obedecer e guardar as minhas leis e os meus mandamentos, como fez Davi, o seu pai, eu lhe darei uma vida longa.
I Reis 3; 9-14

O fato de Salomão, ao pedir algo a Deus, não ter se importado consigo mesmo, ter pedido aquilo que ele achava necessário para cumprir o que a vida exigia dele naquela momento e ter uma preocupação voltada às pessoas que dependiam dele, fez com que Deus se agradasse.

Com isso ele não teve só uma sabedoria e inteligência (como ninguém teve antes e nem depois dele), mas Deus adcionou até o que ele não havia pedido: Riquezas e honras, mais do que qualquer outro homem na face dessa terra.

Se você conhece a história de Salomão deve estar pensando sobre o fim de seus dias. Não quero discutir o fim dos dias de Salomão mas, antes que você tire suas próprias conclusões, podemos observar que Deus colocou algumas regras para que ele pudesse ter tudo isso que nós já vimos e uma vida longa (salvação):

 E, se você me obedecer e guardar as minhas leis e os meus mandamentos, como fez Davi, o seu pai, eu lhe darei uma vida longa.

Uma coisa é pedir sabedoria e desfrutar dessa sabedoria, inteligência, riqueza e  honra...Outra coisa é obedecer e guardar os mandamentos de Deus...

Nas próximas postagens vamos entender como os provérbios podem nos ajudar a ter uma vida cheia de sabedoria, inteligência, honra, riquezas e bênçãos!

Aguarde...

Abraços

Luiz Felipe
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!